loading...
Boas Iniciativas

Xaxim Agroecológico - Milheto

22:51:00





O milheto atende plenamente aos principais requisitos exigidos para a confecção do xaxim agroecológico, que são o enraizamento intenso, o rápido desenvolvimento, a rusticidade, o pequeno porte e o baixo custo das sementes. Qualquer outra espécie que venha a ser utilizada para a produção do xaxim dificilmente terá desempenho superior ao do milheto.

Semeadura do milheto

As sementes devem ser posicionadas próximas às paredes do molde externo, espaçadas 2,00 cm entre si. Não é necessário que todas germinem, pois o milheto tem enraizamento muito intenso. Desse modo, a germinação de poucas plantas já é suficiente para formar o xaxim. A densidade de plantio, gerada em função da quantidade de sementes utilizadas, determina o tamanho que as plantas de milheto irão atingir. Com poucas sementes, são obtidas plantas grandes, com caules muito grossos. Com muitas sementes, são obtidas plantas pequenas, com caules finos, o que tende a prejudicar a formação do emaranhado de raízes que formarão a estrutura do vaso.

Desenvolvimento do milheto

O tempo mínimo necessário para o enraizamento do milheto e a formação do xaxim pode variar de 45 dias, quando a temperatura ambiente estiver elevada, até 60 dias, quando o clima estiver mais frio. É possível deixar que o milheto se desenvolva por um período maior do que o requerido, pois, quanto mais tempo permanecer no molde, maior será o desenvolvimento das suas raízes.
O milheto é uma planta muito rústica e não exige cuidados especiais, podendo permanecer em condições de céu aberto. O importante é que permaneça sobre algum material impermeável, para que suas raízes não penetrem no solo, o que pode dificultar a retirada do xaxim de dentro do molde. As plantas devem receber água pelo menos duas vezes por semana. Nos estudos realizados, não foram observadas pragas ou doenças que limitaram o desenvolvimento das plantas.


O intuito desta publicação é de divulgar o trabalho de pessoas comprometidas na preservação da Natureza e com o consumo responsável dos recursos naturais em prol da humanidade.

Como Produzir Xaxim Agroecológico - Substrato
Como Produzir Xaxim Agroecológico - Milheto
Como Produzir Xaxim Agroecológico - Cera
Como Produzir Xaxim Agroecológico - Moldes
Como Produzir Xaxim Agroecológico - Etapas do Processo Produtivo
Como Produzir Xaxim Agroecológico - Armazenamento, Embalagens e Transporte

Fonte/Créditos: Embrapa
Marco Antonio de Almeida Leal
Embrapa Agrobiologia
BR 465, km 7, CEP 23.851-970, Seropédica, RJ
Caixa Postal 74505
Fone: (21) 3441-1500
Fax: (21) 2682-1230
Home page: www.cnpab.embrapa.br

Postagens Relacionadas

0 comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...