loading...
Boas Iniciativas

Produzindo Xaxim Agroecológico - Moldes

22:48:00


Moldes

Utilizam-se dois moldes para a produção do xaxim agroecológico. Um é externo e é responsável pelo formato do vaso que se deseja obter. O outro é interno e  permite que seja criado um orifício no centro do xaxim. Recomenda-se que sejam utilizados moldes de plásticos, como os vasos de polietileno ou de PVC. Não é recomendado o emprego de plástico reciclado, pois é material de baixa durabilidade e que pode liberar resíduos tóxicos nos xaxins obtidos. Pedaços de canos de PVC podem ser usados como moldes internos.

As dimensões (diâmetro e altura) dos moldes internos e externos serão determinadas em razão do tamanho do vaso de xaxim que se deseja obter. A maior demanda do mercado é por vasos com dimensões semelhantes àquelas do xaxim original, com diâmetros que variam entre 15,0 e 20,0 cm, e alturas que variam entre 12,0 e 15,0 cm. Não é recomendada a produção de vasos de xaxim com mais de 22,0 cm de diâmetro, pois são obtidos produtos muito frágeis. É muito importante que os xaxins produzidos tenham paredes com espessura igual ou superior a 5,0 cm. Quanto maior for a espessura da parede, maior será a resistência do vaso a eventuais danos que possam ocorrer durante seu transporte e manuseio.

O intuito desta publicação é de divulgar o trabalho de pessoas comprometidas na preservação da Natureza e com o consumo responsável dos recursos naturais em prol da humanidade.

Como Produzir Xaxim Agroecológico - Substrato
Como Produzir Xaxim Agroecológico - Milheto
Como Produzir Xaxim Agroecológico - Cera
Como Produzir Xaxim Agroecológico - Moldes
Como Produzir Xaxim Agroecológico - Etapas do Processo Produtivo
Como Produzir Xaxim Agroecológico - Armazenamento, Embalagens e Transporte

Fonte/Créditos: Embrapa
Marco Antonio de Almeida Leal
Embrapa Agrobiologia
BR 465, km 7, CEP 23.851-970, Seropédica, RJ
Caixa Postal 74505
Fone: (21) 3441-1500
Fax: (21) 2682-1230
Home page: www.cnpab.embrapa.br

Postagens Relacionadas

0 comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...